terça-feira, 13 de setembro de 2011

Glossário de Moda - Letra B




Babuche - Chinelo sem salto, geralmente em couro, originário dos países árabes. Foi muito usado nos anos 1960 e 1970 no Brasil. Voltaram com tudo nos anos 2000.

Backstage - Do inglês, quer dizer bastidores. Expressão usada para designar o espaço, o camarim onde as modelos são preparadas para o desfile.

Baguete - Bolsa retangular, fechada por uma grande fivela, lançada pela grife Fendi em 1997.

Bainha - Dobra na barra do tecido de uma calça, saia, casaco ou vestido. 

Bandage - O termo “bandage” significa em português “bandagem, atadura”, e se refere a peças diversas do vestuário, geralmente vestidos e saias, que são extremamente justos e dão a impressão de ataduras horizontais enroladas no corpo. O estilista francês Herve Leger foi o pioneiro na criação de vestidos bandage nos anos 1980, década conhecida pelo “culto ao corpo”. Recentemente, com o relançamento da marca em 2007 (agora com o estilista Max Azria como diretor criativo) o vestido bandage experimentou um revival e se transformou em tendência.

Bandana - Lenço colorido, geralmente usado na cabeça ou no pescoço.

Bandeau - Tira de tecido usada para cobrir o busto. Foi usada na Antiguidade, porém usada próxima da testa para prender os cabelos.

Baquelite - Primeiro plástico à prova de calor descoberto pelo químico industrial belgo-americano Leo Hendrik Baekeland em 1909. É utilizado na fabricação de bijuterias.

Barbatana - Dá sustentação à peça, usada também em modelos tomara-que-caia de vestidos de noiva e de festas.

Barbicacho - Tiras de couro presas na extremidade formando franjas. Muito utilizada em mocassins e bolsas.

Barra Italiana - A barra italiana nada mais é do que a barra virada e costurada para o lado de fora da roupa. Giorgio Armani foi um dos grandes responsáveis por difundir a barra italiana no mundo fashion.

Basque - Parte do vestuário que cobre os quadris a partir da cintura, funcionando como um saiote.

Bata - Blusa com corte evasê, muito usada por gestantes. Popularizou-se nos anos 1970 no estilo indiano, confeccionada geralmente com tecido fino.

Bateau - Palavra francesa que na moda é usada para designar o decote canoa.

Beachwear - é um termo que provém do inglês que se refere ao estilo de peças utilizadas na praia. O vestuário desse estilo tem como principais itens os biquínis, maiôs, bermudas, sungas, cangas e inclui outras no grupo do chamado "saídas de banho".

Beauté - Palavra francesa que siginifica beleza.

Belle Époque - Período entre 1895 e 1914, quando houve a instalação do capitalismo na sociedade francesa, favorecendo avanços tecnológicos e gerando riquezas, modificando a vida da burguesia. Foi considerada a era de ouro por ter a criação de uma sociedade luxuosa e de ambientes de diversão como: cabarés, cinema, cancan, cafés e salões de dança. Nesse período, as mulheres usavam grandes chapéus enfeitados, saias longas e cintura marcada.

Berloque - Pingente que é pendurado nas correntes.

Bibico - Chapéu com aba que forma 2 bicos ou duas pontas, para frente e para atrás. É semelhante aos modelos utilizados por soldados.

Biodegradável - Refere-se às substâncias que se decompõem facilmente, sendo absorvidas pelo meio ambiente. Do ponto de vista ecológico, não devem conter sais inorgânicos, metais pesados e químicos tóxicos.

Blousant - Nome dado a um efeito franzido e fofo normalmente aplicado a blusas e vestidos presos por cinto ou tira.

Blusa Cacharel - Blusa feminina leve e justa ao corpo e com gola alta.

Blusa cigana - Blusa com decote e mangas franzidas, com volume na região do busto. A manga inicia logo abaixo o ombro, deixando a região do pescoço descoberta.

Boat Shoe - O mesmo que Dockside.

Boca-de-sino - Calça com a boca mais larga. Muito utilizada na década de 1960 e 1970.

Bodoir - Palavra francesa que significa pequena sala ou camarim particular, geralmente um ambiente feminino, decorado com elegância, para receber convidados mais íntimos.

Body - A palavra inglesa significa corpo e serve para denominar peças de roupas colantes. Foi grande moda nos anos 1970, 1980 e 1990.
Bodysuit - Peça de roupa feminina semelhante a um maiô com abotoamento entre as pernas. A partir de 1986, a estilista americana Donna Karan colocou o bodysuit em evidência e renovou seu conceito, apresentando modelos com diversos tipos de mangas e golas.

Boho Chic - A palavra "boho" é uma abreviatura de "boêmio". O estilo boho se desenvolveu mesmo na metade da década de 1960 e tornou-se popular em 2004 com a atriz Sienna Miller e a modelo Kate Moss. Hoje, está relacionado a um estilo que mistura referências étnicas, hippie, folk, country, vintage, etc. Mostrando um desleixo planejado, conforto, personalidade e uma pessoa que busca a autenticidade. O look é composto por mistura de tecidos nobres e casuais, acessórios de camurça, batas, vestidos longos, túnicas, crochê, franja, botas estilo cowboy, sandálias leves, etc e artistas como Kate Moss, Siena Miller, Jade Jagger, irmãs Olsen e Nicole Richie são ícones do estilo.

Boina - Gorro circular e macio originado na Grécia ou Roma antiga. As boinas marcaram a década de 1880, com adorno de plumas, flores e fitas. Foram populares durante as duas Guerras Mundiais por não necessitar de elástico em um período onde esse material era escasso.

Bolero - Casaco de curto comprimento com abertura frontal em formato arredondado, com ou sem mangas. Teve origem espanhola, por ser caracterizadamente usado pelos toureiros, até mesmo atualmente.

Bolsa Kelly - Bolsa criada pela Hermes, em 1881, e leva o nome de Grace Kelly, por ter lançado moda com a peça. O formato é trapézio, confeccionada em couro e possui passantes em metal que auxiliam no fechamento da tampa.

Bolsa Noe - Modelo de bolsa criado, pela Louis Vuitton em 1932, para carregar champagne. É feita em couro e tem formato de saco com fechamento de tiras. 

Bomber Jacket - Blusão ou jaqueta ampla, confeccionada em couro ou outros tecidos. Tem mangas largas, é fechada por zíper frontal ou botões e recebe acabamento em malha sanfonada na cintura e nos punhos.
 
Booker - Profissional intermediário entre o modelo e o cliente. Precisa ter aptidão para escolher modelos adequados para determinados trabalhos, tendo composites dispostos pela sala de todos os modelos da agência. Além de marcar castings, ele é o responsável para combinar os caches. Estão presentes nas agências ou trabalham exclusivamente para determinados manequins.

Borsalino - Chapéu de feltro com tira de tecido que envolve sua base. Origina-se da fábrica do italiano Giuseppe Borsalino, em atividade desde 1857.

Bostoque - Pequenos furos feitos no material do calçado podendo variar o tamanho, usados hoje, como detalhe.
 
Boxer-short - Modelo de short usado por boxeadores, com pequenas fendas laterais e cós com elástico. Recriado para a moda, tem versões masculinas, femininas e infantis.

Bracetele - O bracelete é um tipo de acessório para ser utilizado ao redor do pulso. Pode ser produzido em diferentes materiais, como metal, couro, madeira, acrílico, entre outros. Os braceletes têm sido usados desde a civilização egípcia, onde tinham significados religiosos e espirituais.

Braguilha - Abertura vertical de shorts, bermudas e calças com fechamento por zíper ou botões.

Brechó - Loja onde é possível encontrar roupas e acessórios de segunda mão a preços acessíveis. Na Europa, essas compras normalmente são feitas em feiras de rua, chamadas de “mercado de pulgas”. No final do século XX, a compra de peças antigas virou moda e, consequentemente, fez os preços aumentarem.
 
Bustiê - Maiô com reforço, inteiro e com forro especial, que faz com que a silhueta pareça mais definida. A definição também vale como sutiã tomara-que-caia.

Fonte: Glossário de moda usefashion


4 comentários:

  1. Oi linda vim agradecer sua linda visitinha viu e adorei a postagem.Vou aguardar sua visitinha por lá.
    Meus cantinhos:
    Blog 1= ( http://plantaodabeleza.blogspot.com/ )
    Blog 2= ( http://minhasdivaspop.blogspot.com/ )
    Blog 3= ( http://coloridas-artes.blogspot.com/ )
    //(,")\\
    .//_\\.
    _| |_................Beijosssss simara

    ResponderExcluir
  2. oi Maria

    q legal esse post

    ah, eu gostei muito do resultado do concurso torci p angolana no final

    fiz um post c algumas fotos dela e citei o seu post tb

    bjs

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria,
    Adorei! Tenho um livrinho da Dior (Pequeno Dicionário de Moda), que é fantástico, nos ensina muitas palavrinhas do mundo da moda!
    Bjus,

    www.garimpus.com

    ResponderExcluir
  4. super amei muito bom passando para te deseja uma ótima tarde beijos flor

    http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Oi, seja bem vinda (o) ao blog No estilo, na moda!
Por favor não use palavrões, xingamentos ou pornografia.
Deixe o link do seu blog no final para que eu retribuir a visita.
Obrigada por comentar!