sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Glossário de moda - Letra A



Cada vez mais, novas palavras estão surgindo no mundo fashion! Então, para você ficar antenada com as novas denominações ou com alguma expressão/termo que não conhece, aprenda agora algumas que começam pela letra A.

Abotinado - Tipo de calçado fechado, cuja característica principal é a lateral alta que cobre o tornozelo, a altura do traseiro chega em média de 10 cm a partir da bandeja do salto e geralmente tem solado tipo "trator".

Afunilado - Modelagem em forma de funil.

All over - Do inglês, significa por toda parte. Na moda, muitas vezes, é utilizado para se referir a uma peça estampada em toda sua superfície.

Alta-costura - Roupas de alto-luxo, feitas com mão-de-obra extremamente qualificada e com exclusividade. As roupas de alta-costura ditam moda no mundo. Para ser considerada Alta-costura, precisa ter o reconhecimento da comissão sediada no Ministério da Indústria francesa e cumprir com os critérios estabelecidos em 1945 e atualizados em 1992. Dentre eles, os principais são empregar quinze pessoas, no mínimo, nos ateliês e apresentar duas coleções por ano (primavera/verão e outono/inverno) à imprensa com, no mínimo, 35 passagens compostas por modelos de roupas para a noite e para o dia.

Alto-verão - Coleção de vestuário comercializada no ápice da estação.

Ampulheta - Modelagem de peças do vestuário que lembram uma ampulheta.

Anágua - Muito usadas a partir do século XIX, as anáguas servem para manter as saias rodadas. Posteriormente, mais ajustadas, as anáguas foram utilizadas para disfarçar roupas mais transparentes.

Anelado - Em forma encaracolada ou de anel.

Animal print - Estampa que remete a diversos animais, especialmente, zebras, onças, tigres.

Ankle boot - A ankle boot é um tipo de bota que se caracteriza por ter o cano na altura do tornozelo (“ankle” significa tornozelo em inglês), com leves variações para cima ou para baixo.

Anquinhas - Enchimento que exagera o volume das ancas. Muito comum na indumentária do século XIX, elas se localizavam sob as saias das mulheres. Os principais tipos de estofamento de anquinhas eram penas e cortiça e, suas armações de barbatana de baleia, madeira ou molas metálicas.

Arara - Suporte utilizado para expor peças do vestuário em cabides. Pode ser móvel ou ser fixa na parede em formato reto ou circular.

Argyle - Estampa padrão de losangos multicoloridos muito usado na moda em meias, suéter, cachecol,entre outros.

Arrastão - Semelhante a uma rede de pescador, malha com ligamentos bem abertos.

Art Decó - Surgida entre 1909 e 1939, estética inspirada em culturas antigas como a egípicia e a chinesa, e que apresentou motivos e formas geométricas aliadas ao industrial, ao cosmopolita e ao exótico. A Art Déco foi adotada não apenas na moda, mas também na arquitetura, nas artes decorativas, na fotografia e no cinema.

Art Nouveau - Movimento estético que surgiu na Europa, que inspirava-se na natureza e no que se via em volta no momento. Foi o primeiro movimento que não se baseou nos estilos do passado. Influenciou o design de móveis, objetos, luminárias e estampas de tecidos.

Aviamento - Aviamentos são aparelhos ou materiais necessários à execução ou à conclusão de uma peça de roupa. Podemos citar como exemplos de aviamentos decorativos: fitas de bordado inglês, botões, canutilhos, fitas gregas, galões, cordões, fivelas, fitas, franjas, ilhoses, lantejoulas, linhas para pesponto, matelassê, passamanaria, plumas, rendas, soutaches e vivos. Como aviamentos usados como complementos, utilizam-se: barbatanas, botões, colchetes, cordões, elásticos, entretelas, linhas de costura, ombreiras, viés, velcro e zíper. 

Um comentário:

  1. Adorei esse apanhadinho de informaçoes! sempre é bom saber mais! vou voltar p ler mais vezes! bjoss

    ResponderExcluir

Oi, seja bem vinda (o) ao blog No estilo, na moda!
Por favor não use palavrões, xingamentos ou pornografia.
Deixe o link do seu blog no final para que eu retribuir a visita.
Obrigada por comentar!